quarta-feira, 26 de agosto de 2009

AFAB e ANEFA unificam as regras do Futebol Americano praticado no Brasil

Em um trabalho iniciado em 2008 a Associação de Futebol Americano e de Bandeira do Brasil (AFAB) e a Associação Nordestina de Futebol Americano (ANEFA) fizeram a tradução das regras do Futebol Americano de Grama para o Brasil.O ponto de partida do trabalho foi a tradução das regras da IFAF, a Federação Internacional de Futebol Americano, do inglês para o português. Esse trabalhou consumiu mais de dois meses e foi feito de maneira independente pelas equipes das duas entidades.Ao final da tradução, iniciou-se o trabalho de adaptação das regras à realidade brasileira, uma vez que as regras originais eram bastante direcionadas aos jogos do Futebol Americano praticado no nível universitário (College) nos Estados Unidos. Na fase final da adaptação, as duas entidades concordaram em trocar informações e publicar uma versão unificada das regras, permitindo que equipes de todo o Brasil possam se enfrentar sem nenhuma preocupação com as regras. Miguel Lopes, presidente da AFAB destaca: "Com a padronização das regras de acordo com as diretrizes da IFAF o Brasil dá um passo importante para participar de maneira mais efetiva das competições internacionais, tanto com suas seleções quanto na organização dessas competições". Alysson Nascimento, presidente da ANEFA destaca: "No encontro ANEFA deste ano realizado em Campina Grande, foi decidido que a ANEFA iria se empenhar pela unificação de regras do Brasil. Acredito no trabalho conceituado da AFAB e acredito que essas e outras parcerias devem existir. AFAB e ANEFA têm o interesse comum em suas regiões e devem se ajudar e compartilhar para o crescimento maior do esporte".

As regras estão disponíveis do Site da AFAB: http://www.afabonline.com.br/v3/regras

Qualificação da arbitragem

O próximo passo, já iniciado pelas entidades, é a qualificação de seu corpo de árbitros. A AFAB optou pela qualificação através da Internet, a rede mundial de computadores. Os árbitros interessados recebem atendimento personalizado e têm contato direto com a Comissão de Arbitragem da entidade. Ao final do processo de qualificação os árbitros prestam uma prova teórica, que é aplicada pelos representantes da AFAB nos estados. Os árbitros aprovados passam, então, a compor o quadro de árbitros da AFAB.O acompanhamento técnico dos árbitros é feito com a observação dos jogos e análise dos relatórios. A meta da AFAB é ter árbitros qualificados em todos os estados associados, reduzindo assim os custos com transporte e hospedagem, hoje necessários pois vários estados não possuem árbitros em seus quadros.O presidente da Comissão de Arbitragem da AFAB, Daniel Vasques, avalia assim a situação da arbitragem no Brasil: "Estamos no início de um processo de criação de regras e habilitação de árbitros. Esse processo é bastante difícil e exige dedicação, interesse e empenho de todos os envolvido – habilitadores e habilitandos. Estou bastante otimista com o interesse que tenho visto surgir em vários estados. Temos um caminho muito longo a percorrer e, além do aparente interesse interno, temos também grande ajuda de árbitros experientes espalhados pelo mundo, com quem temos tido bastante contato. Esse contato será ótimo para nos dar uma direção no processo de habilitação e manutenção de um quadro de árbitros capaz e interessado".A ANEFA tem previsto para este ano o seu curso de arbitragem com aulas presenciais nos estados nordestinos e acredita que são necessárias a qualificação e a motivação dos árbitros. A este exemplo, no CE BOWL, os árbitros serão renumerados. Com estes processos de qualificação de árbitros, a ANEFA acredita numa melhor qualidade das partidas e um menor tempo dos jogos.

Torneio Touchdown

O Torneio Touchdown é a primeira competição de times de âmbito nacional de Futebol Americano no Brasil, com a participação de oito equipes distribuidas em três divisões. Na Divisão Sul estão Curitiba Brown Spiders, Barigui Crocodiles e Joinville Gladiators. Na Divisão Leste estão São Paulo Storm, Rio de Janeiro Imperadores e Sorocaba Vipers. Na Divisão Oeste estão Cuiabá Arsenal e Tubarões do Cerrado.A arbitragem do Torneio Touchdown está a cargo da Comissão de Arbitragem da AFAB e as equipes já colherão os benefícios da unificação das regras e da qualificação dos árbitros, com a redução nos custos com a arbitragem nos jogos do campeonato.

AFAB

A Associação de Futebol Americano e de Bandeira do Brasil foi criada em 2002 no Rio de Janeiro e é filiada à IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano). A AFAB possui associados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas. As Seleções Brasileiras de Futebol Americano são organizadas pela entidade. Em Abril de 2009 a AFAB, em parceria com a Liga Paulista de Futebol Americano e Flag (LPFA) organizou o I Torneio Brasileiro de Seleções Estaduais na cidade de Sorocaba-SP, com a Seleção de São Paulo conquistando o título.

Site: www.afabonline.com.br

Contato: comunicação@afabonline.com.br

ANEFA

A Associação Nordestina de Futebol Americano, fundada no ano de 2006, tem seu foco no crescimento do futebol americano nordestino. Presente em todos os estados do nordeste com a inclusão recente do Piauí e Maranhão e com a filiação de 29 times, tenta fortalecer o seu trabalho ajudando na organização de torneios como o NE BOWL e na ajuda na organização dos torneios estaduais. Também ciente que tem que procurar meios de qualificação do esporte hoje, tem parcerias com entidades mexicanas de futebol americano e irá trazer no final do ano treinadores de colégios mexicanos para proporcionar cursos e treinos durante um mês inteiro.

Contato: anefa@ymail.com

image

Nenhum comentário: