quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lesão tira Heron da temporada

IMG_4674 Heron Souza de Azevedo, nascido em 12/12/1985 no Rio de Janeiro, foi jogador das equipes de futebol americano Botafogo Mamutes e Cuiabá Arsenal. Em treino no DVC Vikings, time de Diablo Valey College, lesiona o pé uma semana antes da temporada.

 

 

Qual o caminho percorrido para ir estudar e jogar em uma universidade americana?

Mandei vídeo com minhas melhores jogadas para vários técnicos dos EUA e um aceitou.

Onde está morando agora?

Cidadezinha chamada Pleasant Hill na California, fica a cerca de 30 minutos de San Francisco.

Detalhes do que faz?

Estudo Educação Física e treino futebol americano todos os dias úteis.

O que fez em 2009 e 2010?

Estudei, treinei e joguei todo o segundo semestre de 2009. 2009 foi o ano de adaptação aqui, joguei apenas nos times especiais, mas aprendi muito mais sobre minha posição e sobre futebol americano no geral, tanto defesa quanto ataque. Sou o cara mais velho de idade no time, mas muitos nem acreditam que eu vá fazer 25 anos esse ano. Em 2010, agora como veterano, o tratamento entre jogadores e até com os técnicos ficou muito mais prazeroso e estava ganhando mais espaço no time. Percebi muitas melhoras em mim como jogador. Treinamos de segunda a sexta desde fevereiro para jogar o primeiro jogo apenas em setembro. De janeiro a maio os treinos eram muito mais focados em desenvolver mais força, velocidade e técnica e também re-ensinar todo o ataque e defesa para o ano. Até porque com a virada do ano muitos atletas foram para outras universidades e novos atletas foram aparecendo vindo do high school. A idéia é criar muita competição entre os jogadores em todas as posições assim todos podem se tornar melhores, chegamos a ter mais de 20 WRs em um treino.

Qual a data da lesão?

31 de agosto de 2010

Como ocorreu a lesão?

Drill de bloqueios WRs contra DBs, jogada de WR screen. Eu tinha que bloquear, cai e veio outro defensor e forçou meu corpo contra meu pé, fazendo uma dorsi-flexão forçada. O resultado foi que rompi os ligamentos mais fortes do pé chamado ligamento de Lisfranc.

Foi a primeira lesão que teve?

Primeira lesão grave, já havia torcido o tornozelo duas vezes aqui. E nunca havia feito nenhum tipo de cirurgia antes na vida.

Qual o objetivo da cirurgia?

Colocar dois parafusos no pé para alinhar os ossos corretamente de novo e eu poder voltar a colocar peso no pé.

Os custos com medicamentos e cirurgia são pagos pela Universidade?

A faculdade oferece Medical Insurance para atletas, onde vc tem que pagar os primeiros 100 dolares e o seguro cobre o restante. Os medicamentos são todos pagos por mim mesmo. E mais para frente quando eu for autorizado pelo médico faço a fisioterapia na própria faculdade.

A cirurgia obteve sucesso?

A cirurgia foi um sucesso.

Qual a previsão de voltar aos treinos?

Voltarei a correr só ano que vem provavelmente. Estou fora dessa temporada, a lesão ocorreu uma semana antes do primeiro jogo. A lesão foi grave, e é um tipo de lesão bem raro de acorrer, muitos médicos fazem até o primeiro diagnóstico errado. Tive a sorte de me enviarem a um bom médico especialista em pé.

Você tem alguma bolsa universitária?

Não possuo bolsa alguma aqui, meus pais estão me ajudando financeiramente. Cheguei a ganhar uma bolsa no início do ano, mas a bolsa oferecia apenas 1000 dolares para ser usado uma única vez. Pelo menos foi uma ajuda muito bem vinda.

IMG_5306

Junior Martins

Nenhum comentário: