Quero falar de Mato Grosso..
Terra do Cuiabá Arsenal, do Pantanal Bowl e terra também do Sinop Coyotes. Pantanal Bowl que foi a primeira competição de futebol americano da modalidade tackle full pads entre times brasileiros. Realizada no Estádio Dutrinha em Cuiabá, já teve três edições sendo que o Cuiabá Arsenal venceu em 2007 e 2009 e o Botafogo Mamutes do Rio de Janeiro em 2008.
Cuiabá Arsenal que foi fundado em Abril de 2006, campeão do Pantanal Bowl 2007, Brasília Bowl 2008, Sorocaba Bowl 2008, vice campeão do Brasilia Bowl 2007 e Pantanal Bowl 2008, um dos finalistas do Torneio Touchdown 2009, com 60 jogadores equipados e que tem como líder um dos pioneiros e desbravadores do Futebol Americano no país: Orlando Ferreira Júnior. Base da seleção mato-grossense com: Orlando Ferreira Júnior (HC), Dennis Prants (coordenador de ataque), Herbert Oshiro (fs), Denevaldo Barbosa Júnior (ol), Bruno Loeschke (rb), Ludney, Tiago Barbosa, Thiago Prado e Andrei (BIO).
Sinop Coyotes fundado em novembro de 2008 na cidade de Sinop, no norte do estado de Mato Grosso, a 500 km da capital, formado basicamente por jogadores jovens mas determinados em difundir esse esporte nas fronteiras da Amazônia dentre eles:
Ricardo Bonadimann (SS, kicker), Fabio Miguel (qb), Renan Medeiros (fb), Donaldo Tukura (ot), Ricardo Gomes (ot), Jefferson Foletto Styfler (wr), Douglas Algayer “Torinho” (wr), Eduardo Trentin “Cenzo” (hb), Cleber Souza (lb), Rafael Trevisan (fs), Paulo Felipe Schereen (lb), Ronivon (cb), Jhonata Tenutti (te), Arthur Luiz Ferreira (te) e Juliano Marine(lb).
Esses dois times e o Pantanal Bowl são a prova viva de que distância não assusta quando a paixão por Futebol Americano fala mais forte e a determinação em defender seu estado e expandir esse esporte supera qualquer dificuldade de logística. E nós vimos isso no Torneio de Seleções de 2010! Os guerreiros da Seleção Mato-grossense viajaram 33 horas de ônibus do Mato Grosso ao Paraná para defender a bandeira desse estado e a sua paixão por esse esporte.
Como disse Igornidas Mota: “jogar, perder ou vencer mas não desistir daquilo em que acredita!”.
E foi assim que enfrentaram desde a dificuldade com o uniforme apertado, a falta do chinstrap para alguns jogadores que tiveram que emprestar de última hora até enfrentar 3 jogos em 24 horas e mesmo assim “não desistir daquilo em que acredita!”
Suicidas? Não! EXEMPLO!
Quem de nós toparia isso?
Quem de nós deixaria sua casa, sua família no feriadão de Páscoa para enfrentar essa viagem e jogar três jogos em 24 horas?
E jogaram! Enfrentaram o Paraná, time da casa, de cabeça erguida! Perderam o jogo por um ponto mas JOGARAM!
Desde os experientes Tiagão, Orlando, Prants, Igornidas, Dandan até os meninos do Sinop Coyotes, ninguém pode dizer que Mato Grosso fugiu da luta!
“Jogar, perder ou vencer mas não desistir daquilo em que acredita!”
Culpa da organização ter três jogos em 24 horas? Não!
Porque Mato Grosso aceitou que fosse assim! Mato Grosso não fugiu da luta! Mesmo perdendo para São Paulo por 28 a zero e o time paulista pedindo time out no 4/4, Mato Grosso não fugiu da luta! Mesmo perdendo para Santa Catarina por 46 a zero, Mato Grosso não fugiu da luta!
“Jogar, perder ou vencer mas não desistir daquilo em que acredita!”
Essa frase é de Igornidas Mota, um dos guerreiros dessa seleção!
Outro guerreiro dessa seleção não estava em campo, aliás nem joga porque ainda é um menino mas eu considero como parte dessa seleção: Christian! O menino Christian, filho de Dennis Prants, qb da Seleção Mato-grossense, que estava machucado na sideline no último jogo. O menino Christian, irmão de Bernardo Werner, qb do Joinville Gladiators de Santa Catarina, que fraturou o pé no Torneio de Seleções 2009.
Pois é, o menino Christian que mesmo longe do pai, não desistiu de torcer por esse Mato Grosso! Defendeu a seleção mato-grossense até o último minuto do último do jogo! E é por meninos como Christian, apaixonados e fiéis ao Futebol Americano que devemos PARABENIZAR a seleção de Mato Grosso! Vocês jogaram e perderam mas não desistiram daquilo em que acreditavam!
Agradecemos pelo EXEMPLO de garra, determinação e amor ao esporte!
Parabéns Mato Grosso!
Futebol Americano é bem Mato Grosso!
Ana Lazarotto - Núcleo Jornalistico
Fonte: http://www.redlions.com.br/news/headline.php?n_id=716&u=1
5 comentários:
Materia mto boa gostei ..
Parabens pela reportagem, ficou muito boua, foi realmente oq MT fez em curitiba, raça, força, união, e muita vontade. Bela reportagem
A paixão pelo esporte faz ir longe... Com certeza nós de MT vamos ainda ter mais e mais orgulho de nosso estado através desse fantástico esporte... Quero mencionar que estamos estruturando nosso time também aqui no norte de MT, precisamente em Alta Floresta/MT, o Alta Floresta Harpy Eagles, onde sou Center Line Backer, e aos poucos vamos avançando, buscando condições para também representarmos nosso estado... Parabéns pela matéria!
Parabéns Pela Materia, Ficou Muito Boa!!! Relata realmente o que nos passamos durante a competição, sabiamos que tinhamnos condições de até vencer a competição mas sabiamos das dificuldades, encaramos elas pensando no amor que temos por esse esporte, e na emoção de estar em campo com membros da familia "Futebol Americano Mato Grosso", pois todos que praticam esse esporte sabemos da dificuldade que iremos passar pór causa da distancia, mas nem por isso deixamos de encarar os desafios. O Torneio de Seleções foi um GRande Desafio. Fomos lá e demos o nosso melhor, jogando com garra até ofinal. E ainda irão ouvir falar ainda mais dos jogadores de Futebol Americano do Mato Grosso. PORQUE SOMOS APAIXONADOS POR TUDO ISSO. FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL, EU ACREDITO.
Raulin Leal
FS/K CUIABÁ ARSENAL
Isso ae, Desistir nunca! eu por motivos maiores (mas nao que valeram apena) nao acompanhei o exercito em campo. proximo campeonato estarei la, machucando pessoas.
Postar um comentário